sábado, 20 de novembro de 2010

Entrada Triunfal em Salvador após a guerra.

Bernardino José de Souza, o notável historiador do Ciclo do Carro de Bois no Brasil, descreve a participação de Maria Quitéria em defesa da foz do rio Paraguaçu, quando ela e outras mulheres combateram “com água até os seios”. Integrando a Primeira Divisão de Direita, a destemida feirense combateu em Conceição, Pituba e Itapuã. Consta que tomou de assalto uma trincheira, fazendo prisioneiros e escoltando-os, sozinha, ao acampamento.
O Governo da Província dera-lhe o direito de portar espada. Na condição de cadete, Quitéria envergava original farda azul com saiote por ela própria modelado, além de vistoso capacete com penacho. Assim altiva e digna de general, entrou em Salvador, com as forças do 2 de Julho, finm da  guerra oferecida às tropas do General Madeira.

Um comentário:

  1. "O Prêmio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto em suas letras, e suas palavras."

    Eu indiquei seu blog!

    Das regras:
    - Exibir a imagem do Selo no Blog
    - Exibir o link do blog que você recebeu a indicação
    - Escolher 10, 15 ou 30 blogs para dar a indicação e avisá-los.

    Caso tenha interesse no meu blog você encontra o selo.

    Abraços

    ResponderExcluir